1. Atenção à memória RAM | Sobretudo as aplicações de vídeo e os videojogos conseguem ser verdadeiros ‘glutões’ de memória RAM. Por isso é aconselhável que procure um modelo que tenha, pelo menos, 2GB de RAM - e quanto mais melhor, tudo vai depois depender do seu orçamento.
2. Armazenamento também é importante | A ideia não será tanto guardar os filmes e séries diretamente na box, mas sim aceder a aplicações como o Netflix, YouTube e outras. Mesmo assim, deve tentar procurar modelos que tenham pelo menos 16GB de armazenamento - é que modelos com menor armazenamento ficam cheios mais rápido e isso depois tem um impacto no desempenho geral do equipamento.
3. Portas de conectividade e multimédia | Os modelos que lhe interessam já deverão todos ter ligação Wi-Fi de origem, mas este não é o único elemento a ter em conta. Procure uma box que tenha ligação de cabo ethernet, para poder ter um acesso à internet ainda mais rápido. Ter portas USB também é uma mais valia, para poder ligar pens e até ratos de computador para melhor controlar a experiência de utilização.
4. Versão do software é importante | Quando pesquisar por boxs Android, provavelmente vai encontrar modelos com as especificações que procura, mas com versões antigas do sistema operativo Android. Além de apresentarem piores performances, não são tão seguras. O ideal seria escolher uma box já com Android 8.0 ou superior, mas o seu mínimo deve ser, pelo menos, o Android 6.0.
5. O comando é importante | Pode parecer um conselho redundante, mas a verdade é que na internet vende-se de tudo um pouco… Garanta que a box Android que está a comprar traz um comando de origem. Pode, mais tarde, usar outros métodos, como um rato, para controlar a experiência de utilização, mas ter um comando dedicado é sempre uma mais-valia.
6. Não se deixe encantar pelo que não precisa | Da mesma forma que existem boxs Android a 25 euros, também existem modelos topíssimo de gama muito mais caros. Por isso pense bem na utilização que vai fazer do equipamento e faça a escolha de acordo com esse perfil de utilização - se vai usar muito, o modelo mais barato provavelmente não será o ideal, da mesma forma que se usar pouco, não será muito relevante se tem uma box topo de gama ligada ao televisor.
7. Aposte no 4K | O 4K está na moda - os televisores estão mais baratos e já existem imensos conteúdos nesta definição. Por isso a comprar uma box Android, garante que tem suporte para conteúdos em 4K.
8. Design também pode ser elemento decisivo | A box vai ter um lugar de destaque na sua sala de estar ou é para ficar escondida atrás do televisor? Dependendo da resposta, pode optar por um equipamento com um design mais moderno ou pode simplesmente comprar uma qualquer caixa preta desde que tenha as especificações que procura.
Há boxs Android com diferentes funcionalidades e níveis de preço. Por isso é importante saber em primeiro lugar o que deve procurar nestes equipamentos.
Os televisores não são como os portáteis ou os smartphones. Enquanto a média para a compra de um novo telemóvel ronda os dois anos e nos portáteis o valor aproxima-se dos quatro anos, a média nos televisores é muito mais alta: entre oito a dez anos.
Na prática são equipamentos de comodidade – cumprem a tarefa para a qual foram comprados sem problemas e enquanto assim se mantiverem, existem poucos motivos para a sua troca.
Isto significa que há muitos utilizadores com televisores com uma boa qualidade de imagem, mas que não têm funcionalidades inteligentes. Esta limitação é fácil de resolver: através de uma set top box inteligente.
Podemos até dizer que são verdadeiras ‘caixas mágicas’: graças a estes equipamentos, os utilizadores podem ter acesso a aplicações, jogos, séries, filmes e outros conteúdos multimédia nos seus televisores. E dependendo do modelo que escolher, o investimento pode rondar apenas os 25 euros.