A World Wide Web assinala 30 anos de vida esta terça-feira. A Web Foundation tem um plano para assinalar a data, que promete juntar todo o globo a escolher quais são os momentos que fizeram história nestas três décadas da Web.
A 12 de março de 1989, Tim Berners-Lee, cientista britânico, colocava no papel a sua visão para algo que pudesse ser usado pelas pessoas de todo o mundo para partilhar informação de uma forma mais rápida e fácil. Na altura, Berners-Lee trabalhava no CERN, laboratório-estrela no mundo da física e investigação científica, na Suíça. O cientista britânico percebeu que estavam a ser feitas grandes investigações relativamente ao aceleramento de partículas – mas que os cientistas tinham sérias dificuldades em conseguir partilhar a informação entre si.
“Vago mas excitante” foi o comentário que Berners-Lee recebeu relativamente ao documento ‘Information Management: A Proposal’, onde estavam os primeiros conceitos que acabariam por marcar o início da World Wide Web. Era neste documento que Berners-Lee colocava as primeiras ideias para a linguagem HTML, endereços ou URL ou até a forma de encontrar recursos através da Web: o protocolo HTTP.
Leia também | #ForTheWeb: O apelo de Tim Berners-Lee por uma internet melhor
A ideia de Tim Berners-Lee queria aproveitar as potencialidades da Internet, que já estava a ligar milhares de computadores, mas adicionando uma camada de universalidade. Alguns anos mais tarde, Berners-Lee acabaria pode desenvolver aquele que seria o primeiro browser.
Trinta anos depois, muita coisa aconteceu na Web criada por Tim Berners-Lee. Tanta coisa que a Web Foundation sentiu a necessidade de pedir a toda a gente que navega nesta rede para ajudar a construir uma cronologia com aqueles que consideram ser os momentos marcantes destas três décadas.
É através do Twitter que tudo vai acontecer – principalmente pela facilidade de partilha de mensagens. A ideia é simples: durante trinta horas, entre dia 12 e 13 de março, a conta de Twitter da Web Foundation vai associar determinada hora do dia a um ano desta história da Web.
Leia também | Estes são os tweets mais populares da história do Twitter
Às oito da manhã de terça-feira (sete da manhã na hora de Portugal Continental), será possível partilhar os momentos que marcaram o ano de 1989. Na hora seguinte, é tempo de assinalar o ano de 1990 e assim sucessivamente. Para quem tiver dúvidas, a Web Foundation criou uma tabela com a correspondência que ligam as horas do dia ao ano correto.
Esta iniciativa contará também com publicações feitas pelos fundadores e cientistas ligados ao projeto da World Wide Web, inventores, personalidades de destaque e muito mais, partilhadas através do Twitter.
Qualquer pessoa pode participar, seja através da escolha de momentos que mudaram o mundo – seja isso visto de forma geral ou particular, já que a Web Foundation não exclui partilhas de momentos mais pessoais. Nem os memes ficam de fora desta equação – a Web Foundation reconhece que já são uma marca da World Wide Web e incentiva até à partilha dos favoritos de cada um.
Se a partilha de informação está no ADN da criação de Sir Tim Berners-Lee, não seria na comemoração dos 30 anos que isso iria mudar. A Web Foundation pede é que seja utilizado o mesmo formato para as partilhas desta cronologia à escala global, sem esquecer as hashtags identificativas: ‘In (x year), ____________ #Web30 #ForTheWeb’.