A plataforma de vídeos vai esconder as contagens exatas de seguidores inscritos em canais. O YouTube explica que quer reduzir a pressão a que os criadores de conteúdos estão sujeitos, mas a medida já está a gerar críticas.
Através do Twitter, o YouTube mostrou que está a disponibilizar de forma gradual as contagens de utilizadores com números mais redondos. A mudança já tinha sido anunciada em maio, mas só agora começará a ter efeitos mais práticos.
A mudança vai ser visível nas contagens públicas: em vez de apresentar 1234567 subscritores, passará a ser indicado apenas “1,23 milhões”.
Leia também | Séries originais do YouTube vão ser gratuitas a partir de setembro
“Além de criar maior consistência [entre as versões móveis e de desktop], aborda ainda as preocupações com stress e saúde mental dos criadores, especialmente nas contagens em tempo real”, indica o comunicado do YouTube. Vale a pena salientar que, ao longo dos últimos anos, têm sido vários os youtubers com milhões de seguidores que decidem fazer uma pausa, devido à pressão.
Esta mudança será feita ao longo do mês de setembro, indica o YouTube, que reconhece que “nem toda a gente vai estar de acordo com esta mudança, mas que é um passo positivo para a comunidade, tanto para quem vê como para quem cria conteúdo”.
PewDiePie é o primeiro youtuber a conquistar cem milhões de subscritores