O YouTube não funciona de forma igual para todos os utilizadores de internet, mas há forma de restabelecer o ‘equilíbrio’.
Se é utilizador do Google Chrome fique a saber que o YouTube funciona até cinco vezes mais rápido nesse browser quando comparado com os navegadores rivais Microsoft Edge, Apple Safari e Mozilla Firefox. No entanto, existem truques simples para tornar o carregamento de vídeos mais rápida nestes browsers.
De acordo com a publicação The Verge, esta situação foi detetada por Chris Peterson, um gestor de desenvolvimento da Mozilla, que esclareceu que não se trata de um problema do Firefox, mas sim de uma imposição técnica da Google.
Leia também | 10 truques do YouTube que todos deviam conhecer
Na versão renovada do YouTube – disponibilizada há cerca de um ano -, a Google usa um software que só está disponível no Chrome, o que faz com que a plataforma de vídeos seja mais lenta nos restantes browsers.
Nos navegadores rivais do Chrome, para além do YouTube funcionar de forma mais lenta, ainda é sugerido automaticamente o download do navegador da Google, através de notificações.
Como tornar o YouTube cinco vezes mais rápido
Mas nem tudo está perdido. Caso seja um utilizador do Edge, Safari ou Firefox, é possível ter vídeos tão rápidos quanto no Google Chrome. Vai é perder o acesso ao novo design da plataforma e a algumas funcionalidades, como o ‘dark mode‘.
– Se usa Firefox, instale a extensão YouTube Classic que permite reverter as mudanças que houve na plataforma de vídeos e que tiveram impacto na velocidade de carregamento;
– Se usa o Edge, instale o programa TamperMonkey; nas definições do navegador, dentro do separador Extensões, ative o TamperMonkey; no final descarregue ainda o script YouTube Restore Classic para reverter para uma versão mais antiga;
– Se usa o Safari, instale também o programa TamperMonkey; quando lhe for perguntado se confia na instalação, diga que sim; no final descarregue ainda o script Restore Classic para reverter para uma versão mais antiga;