Estudo da OpenSignal olha para a diferença de velocidades de acesso que existe entre as redes de internet fixa e internet móvel. Em 33 países, ligações móveis já são superiores.
Em Portugal, a velocidade média das redes Wi-Fi é de 26,5 Mbps e a velocidade média das redes móveis é de 19,3 Mbps. O mercado português continua a ser um no qual a internet fixa ainda supera a internet móvel, uma tendência com vários anos e que começa agora a perder o seu domínio.
Os dados são de um estudo da OpenSignal, que revela que em 33 países, como a Austrália, França, Turquia e México, as velocidades médias de acesso da internet móvel já são superiores às velocidades médias de acesso por Wi-Fi.
“Os operadores móveis e os fabricantes de smartphones devem reavaliar as suas estratégias de Wi-Fi, especialmente como rede complementar, na seleção automática de redes e em espaços interiores, por forma a garantirem que não empurram acidentalmente os utilizadores para uma rede Wi-Fi que dá uma pior experiência do que uma rede móvel”, escreve a OpenSignal no seu relatório.
Portugal está bem posicionado no quadrante das velocidades de acesso à internet, ainda que esteja muito longe dos principais líderes em cada tecnologia em análise: nas ligações fixas, Singapura lidera com uma velocidade média de acesso em redes Wi-Fi de 72 Mbps; já nas redes móveis, a liderança vai para a Coreia do Sul com 45 Mbps.
Leia também | Quer internet mais rápida? Estas sete dicas vão ajudar
O relatório analisa o estado das ligações de internet numa altura em que muitas empresas do sector das telecomunicações preparam-se para a chegada das redes 5G.
“Atualmente, existem muitos países onde o Wi-Fi continua a disponibilizar uma experiência mais rápida de download para os utilizadores de smartphones, ainda que este cenário provavelmente mude pois o lançamento de novas gerações de redes móveis está iminente”, salienta o relatório.
#ForTheWeb: O apelo de Tim Berners-Lee por uma internet melhor