No ano em que se assinala o 50.º aniversário da chegada do homem à Lua, a NASA lança uma ação para documentar o impacto cultural deste marco da exploração espacial. E a agência espacial está pronta para receber o contributo de todos.
A 14 de julho de 1969, a Missão Apollo 11 saía da Terra, com o destino definido: conseguir colocar o primeiro homem na Lua. Seis dias depois, a tripulação da missão dava os primeiros passos na Lua. Cinquenta anos depois, a NASA quer documentar o que este dia significou para quem o viveu, mesmo que à distância, através da televisão ou da rádio.
Em 2019, a tecnologia avançou muito e, provavelmente, o seu smartphone tem maior capacidade de processamento do que os computadores que conseguiram colocar a Apollo 11 na Lua. Por isso, partilhar as histórias com a NASA está apenas à distância de um email e, para os mais entusiastas, um pequeno vídeo.
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É possível contribuir para esta espécie de documentário de aniversário através de email, para o endereço apollostories@mail.nasa.gov, podendo enviar também pequenos textos. Vale tudo: contar onde estava, que idade tinha, histórias caricatas, como acompanhou a caminhada de Neil Armstrong e muito mais.
Depois disso, convém estar atento, para perceber se a agência está interessada em saber mais sobre a sua história… ou não.
É possível partilhar experiências até ao final deste ano – embora o ponto alto deste aniversário seja em julho, na altura em que se assinalam os 50 anos da chegada do homem à Lua.
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