1. Ligue a alguém | É uma utilização menos comum comparada com outras, mas o smartphone continua a ser uma boa máquina para fazer chamadas. Meta a conversa em dia com um amigo ou familiar.
2. Colocar a leitura em dia | Anda a procrastinar na leitura? Então é o momento certo para pegar num livro ou numa revista.
3. Ver televisão | Antes da loucura da internet, a televisão era o grande meio de comunicação e de entretenimento.
4. Faça uma tarefa que gosta | No internet, no problem! Aproveite para fazer uma atividade da qual gosta particularmente, seja bricolage, cozinhar ou até um pouco de ponto-cruz.
5. Organize-se | Pegue num calendário, numa agenda e organize os seus planos para os próximos tempos. Ao escrever e interagir com estes elementos, vai lembrar-se deles com mais facilidade no futuro.
6. Faça exercício | Na rua ou em casa, pegue num colchão, em alteres ou faça apenas alguns exercícios com o peso do seu corpo.
7. E que tal um cinema? | Já que o Netflix não está a dar, aproveite para ir ao cinema mais próximo ver um filme no grande ecrã. O cheiro das pipocas e a companhia dos amigos fazem o resto da experiência.
8. Uma noite de jogos | Chame os amigos e familiares para uma noite de jogos. Pode ser algo mais descontraído como Party & Company ou algo mais a sério, como uma partida de poker.
9. Faturas em dia | É provável que existam algumas faturas acumuladas lá em casa e outras que até estão perdidas. Estar longe da internet permite-lhe concentrar mais nesta tarefa.
10. Pense na sua vida online | Quando não estiver na internet, reflita sobre o que tem andado a fazer na internet. É sempre importante pensar em questões como partilha de dados, privacidade e segurança.
Para muitas pessoas estar online é mais do que uma opção, é uma necessidade. Mas se quer fazer um detox digital, temos algumas sugestões para si.
Os portugueses passam, em média, seis horas e meia por dia na ‘grande rede’. É um número considerável, mesmo segundo os padrões internacionais – Portugal aparece inclusivamente à frente dos EUA num ranking revelado pela publicação The Next Web.
Não é novidade que o mundo online domina cada vez mais do nosso quotidiano – seja no trabalho, seja em casa, seja em momentos de lazer com outras pessoas. Mas será que ainda se lembra do que fazer sem internet?
Seja por querer fazer um detox digital, seja porque um dia a internet pode mesmo falhar, na galeria em cima pode encontrar algumas opções sobre o que fazer no mundo ‘offline’.
Podem parecer trivialidades, mas o tema da dependência digital está cada vez mais na ordem do dia e as próprias gigantes tecnológicas começaram a criar mecanismos para que os utilizadores possam ter consciência do tempo que passam ‘agarrados’ ao smartphone.
Veja as sugestões e pense naquelas que mais gosta – pois um dia que a internet falhe, também já não vai conseguir voltar a este artigo.