O Facebook pode vir a ocultar o número de gostos nas publicações do Feed de Notícias, com o objetivo de proteger os utilizadores de “inveja e dissuadi-los de autocensura”, indica site norte-americano Techcrunch.
O objetivo da rede social é prevenir que os utilizadores se comparem uns com os outros de forma destrutiva e se sintam inferiores consoante o número de gostos. O autor da publicação poderá ver o número total de gostos, mas os outros utilizadores não.
Leia também | Ferramenta vai deixá-lo ver e apagar dados que Facebook recebe de outros sites e apps
O Instagram, também ele um produto do Facebook, foi um dos primeiros a avançar com a opção de esconder os likes. Atualmente, já está a testar esta opção em sete países, mostrando apenas alguns nomes de seguidores em comum que gostaram de determinada foto, em vez do número total.
O alargamento do teste do Instagram a vários países – começou a ser testado no Canadá e já está no Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Irlanda e Japão – e o facto de o Facebook estar a fazer a experiência também revela que a mudança poderá ter impactos positivos na partilha de conteúdos enquanto ajuda a saúde mental. Remover a contabilização de gostos poderá colocar menos pressão sobre os utilizadores e incentivá-los a partilhar conteúdos de forma mais livre e frequente, é apontado.
Leia também | Instagram vai esconder as contagens de ‘likes’ em mais países
Nos últimos tempos, as tecnológicas têm apostado em testes deste género, para tentar criar ambientes mais positivos para os criadores de conteúdos. O exemplo mais recente é o YouTube, da Google, que anunciou que vai deixar de mostrar números exatos de seguidores nos canais. Desta forma, a plataforma de vídeo espera que os criadores se sintam mais relaxados, aliviando a competição que se faz sentir na plataforma.