1. Mensagens de voz em auto play | Agora quando receber várias mensagens de voz seguidas na mesma conversa, assim que reproduzir a primeira, a reprodução vai continuar pelos vários clips partilhados até que chegue ao fim ou que o utilizador faça pausa.
2. Modo escuro | É uma tendência no design de interfaces para dispositivos móveis: o dark mode (modo escuro). O WhatsApp já estará a testar esta versão e pode chegar em breve.
3. Publicidade | 2019 vai ser o ano em que o WhatsApp vai receber a funcionalidade que poucos devem querer: anúncios entre Stories. O formato já é usado no Instagram e vai chegar também ao serviço de mensagens instantâneas - isto quando o lema do WhatsApp sempre foi ser gratuito e sem publicidade.
4. Atalho para ligações em grupo | Em breve deverão ser integrados nas conversas do WhatsApp ícones que permitem fazer chamadas de voz ou vídeo em grupo de forma rápida e simples.
5. Luta contra as fake news | O WhatsApp deverá alargar a funcionalidade que limita o número de vezes que um utilizador pode reenviar determinada mensagem. O objetivo é impedir a proliferação de informações falsas através da plataforma, um problema que se tem revelado especialmente grave em países como a Índia e o Brasil.
6. Códigos QR para cada perfil | A funcionalidade - que já existe no Instagram, por exemplo - permite ao utilizador partilhar um código QR para que seja mais fácil outras pessoas entrarem em contacto.
7. Pré-visualização de conteúdos nas notificações | O WhatsApp quer tornar as suas notificações mais dinâmicas e em breve poderá disponibilizar aos utilizadores uma forma de verem conteúdos multimédia - como GIF - diretamente da notificação recebida.
8. Novos emoji | Se tudo correr como planeado, então em 2019 os utilizadores vão ter 357 novos emoji no WhatsApp. Tudo para que as conversas possam ser mais dinâmicas e animadas.
9. WhatsApp também em tablets | Até agora só é possível instalar o WhatsApp em smartphones, mas isso promete mudar. A tecnológica estará a testar uma versão para tablets e que deve chegar em 2019.
10. Limitar criação de grupos | Ainda relativamente aos problemas de desinformação, o WhatsApp deverá limitar a adição de novos membros a um grupo e também a criação de novos grupos. Se o utilizador fizer alguma destas ações em grande número, a aplicação vai emitir um alerta.
O serviço de mensagens mais popular da atualidade vai sofrer uma verdadeira transformação, pois são várias as novidades que vão chegar à plataforma nas próximas semanas.
A popularidade do WhatsApp – mais de 1,5 mil milhões de utilizadores – faz com que o serviço dispense apresentações. É uma plataforma de comunicação que tem presença assegurada na maior parte dos smartphones e isso tem uma justificação: simplicidade.
A forma básica e direta como permite falar com uma ou mais pessoas está na génese da ‘febre’ que existe em torno da aplicação. Mas isso não significa que a app seja pobre em funcionalidades. Aliás, o número de opções de personalização e interação no WhatsApp é cada vez maior.
E este número só vai aumentar. Tendo em conta os rumores, as promessas já confirmadas e tudo o que se tem falado sobre o que vai chegar à aplicação nos próximos meses, prepare-se pois vem aí uma verdadeira revolução.
Veja na galeria em cima quais as principais novidades que vão surgir ao longo de 2019.