1. Não fazer backups | À medida que a sua vida fica mais digital, tente ter uma cópia de segurança atualizada dos seus dados.
2. Não limpar os gadgets | Este é um conselho tanto para o exterior, como para o interior. Além de acumular lixo e bactérias por fora, se não fizer uma limpeza regular ao sistema operativo o equipamento vai acabar por ficar lento.
3. Não usar a tecnologia para aprender algo novo | Não use a tecnologia apenas por usar - aproveite o mundo que os gadgets e a internet lhe disponibilizam para evoluir a nível de conhecimento.
4. Não ter cuidados com a segurança | Os azares não acontecem apenas aos outros, fortifique a sua segurança digital alterando as suas passwords, ativando os modos de autenticação em dois passos e não carregando em links maliciosos.
5. Não limitar o tempo que passa em ecrãs | Entre trabalho, lazer e entretenimento, é provável que a esmagadora maioria do seu dia seja passada em frente a um ecrã. Defina um limite e melhore neste aspeto.
6. Não fazer atualizações de software | Seja uma aplicação, o sistema operativo ou o browser no computador, tenha sempre todo o software atualizado para evitar ataques informáticos.
7. Não controlar notificações | 2019 é o ano em que vai querer dominar as suas notificações, para que ser constantemente distraído por elas.
8. Não falar com pessoas quando estamos com elas | Marcou um café com os amigos, mas depois cada um está agarrado ao smartphone? Tente melhorar também neste aspeto social.
9. Não use o smartphone em locais específicos | Para ficar menos dependente do seu telemóvel, defina locais específicos onde não o vai usar: ginásio, restaurante, na cama, entre outros.
10. Não limitar a utilização de redes sociais | Usar em excesso as redes sociais pode trazer-lhe alguns sentimentos negativos - tente também limitar o tempo que passa em plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp.
Ano novo, vida nova, certo? Em 2019 pode acrescentar à sua lista de resoluções mudar a sua atitude relativamente a alguns hábitos tecnológicos.
A tecnologia veio mudar por completo a forma como as pessoas interagem entre si. Conhecidos e desconhecidos estão, literalmente, à distância de alguns cliques. O problema acontece quando a tecnologia se sobrepõe de tal forma que a sua utilização torna-se negativa.
Ora estamos demasiado tempo em frente ao computador, era estamos com os olhos sempre colados no telemóvel. Se não é pelo excesso de tempo, é pela falta de cuidados que temos nos serviços online que estão disponíveis através destas ferramentas.
Na galeria em cima vai encontrar algumas sugestões de maus hábitos tecnológicos que são comuns e que, para o caso de ter algum deles, pode querer mudar com a chegada do novo ano.
Mas não só: em baixo deixamos também algumas sugestões de cuidados que deve ter naquelas que são algumas plataformas mais populares da atualidade.