O LinkedIn é uma das redes sociais mais usadas em Portugal e a funcionalidade SSI é talvez uma das mais desconhecidas da plataforma.
Quando pensa em redes sociais, provavelmente os primeiros nomes que lhe vêm à cabeça são Facebook, Instagram, YouTube, Twitter ou Snapchat. Mas há outra rede social de grande expressão e na qual muitas pessoas investem o seu tempo: LinkedIn.
Conhecida por ser a maior rede social profissional da atualidade, tem mais de 580 milhões de utilizadores em todo o mundo. Em Portugal, segundo valores revelados pelo especialista Pedro Caramez, eram 1,8 milhões de utilizadores no início de 2017.
Para estimular uma maior interação por parte dos utilizadores, o LinkedIn dá indicações sobre as melhorias que cada um pode e deve fazer no seu perfil, por forma a conseguir chamar mais a atenção das outras pessoas. Quando estas dicas são seguidas, a rede social atribui um ‘perfil de campeão’, o que significa que está no bom caminho para ter uma presença de relevo na plataforma.
Acontece que o LinkedIn tem um outro sistema de classificação do perfil dos utilizadores e que dá uma ideia mais completa sobre a boa ou má utilização da rede social. Na prática, todos têm uma pontuação secreta no LinkedIn, podem é não saber qual é, pois não é fácil de lá chegar sem conhecer.
A funcionalidade em questão chama-se Social Selling Index [SSI, índice de vendas sociais, em tradução livre]. Segundo o LinkedIn, quando maior for o seu SSI, mais oportunidades de trabalho e ligação vai encontrar na plataforma. De forma resumida, é um ranking que lhe diz ‘quanto vale’ a sua marca pessoal.
Leia também | Como proteger a sua conta quando o Facebook faz asneira
“O Índice de Vendas Sociais calcula a sua eficácia em estabelecer a sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando dados de análise e cultivar relacionamentos de confiança”, lê-se na plataforma.
Para saber qual a sua pontuação no LinkedIn só precisa de aceder a este link. Além da pontuação propriamente dita, vai encontrar dados sobre a presença média de outros profissionais da sua área na rede social e vai ainda encontrar algumas dicas sobre como melhorar aquele número.