Expansão da funcionalidade tinha sido anunciada em janeiro, mas só agora está a chegar a mais países. Utilizadores são notificados da localização também durante a condução.
A aplicação Google Maps já mostra a localização dos radares em Portugal. Agora quando define um novo percurso na aplicação móvel, pode encontrar pequenos alertas com um símbolo de uma câmara de vigilância, sinal de que existe um radar no percurso.
A novidade começou a surgir à maior parte dos utilizadores portugueses a partir de dia 20 de maio, altura em que a Google fez a mais recente atualização do Google Maps. Por agora, o serviço está a incluir a localização dos radares fixos, o que já pode ser uma ajuda para os utilizadores.
Além de mostrar indicação dos radares durante o momento de planeamento da viagem, a aplicação também alerta o utilizador quando está em modo de condução, através de um aviso sonoro.
Veja também | As melhores aplicações de GPS para ter no smartphone
O Google Maps ganha assim, seis anos depois, uma funcionalidade que ajudou a popularizar outra aplicação de viagens, o Waze, e que também é detida pela Google. Aliás, a gigante norte-americana tem vindo a integrar, de forma gradual, várias características do Waze no Google Maps, como é exemplo a informação de trânsito em tempo real e de acidentes.
Com esta expansão, a integração de radares no Google Maps passa a estar disponível em 25 países e que também incluem Espanha, Itália, Brasil e Reino Unido.
Caso ainda não tenha esta funcionalidade, basta atualizar a aplicação para a versão mais recente e passará a ter a informação dos radares na aplicação móvel.
9 funcionalidades ‘secretas’ do Google Maps que precisa de conhecer