Informação tem registos já com vários anos. Google diz que está a criar uma forma simples de bloquear esta funcionalidade.
A Google usa a plataforma de correio eletrónico Gmail para saber aquilo que cada utilizador compra na internet. Dependendo da pessoa em questão, o histórico de aquisições feitas online pode ter já vários anos. A notícia é avançada pela publicação CNBC.
Mesmo que faça compras em plataformas que não pertencem à Google – como na Amazon, Aliexpress ou num qualquer supermercado português -, a informação pode acabar neste registo e tudo por causa do Gmail.
Se o recibo dessa compra for enviado para o seu endereço de Gmail, então é provável que conste na lista de compras online que a Google mantém de cada utilizador. Pode ver qual é o histórico de aquisições que a gigante norte-americana tem de si neste link.
Veja também | Estes são os telefones mais vendidos de sempre
“Para ajudar a ver e a manter registo das tuas compras, reservas e subscrições num único sítio, criámos uma página privada que só pode ser vista por ti”, disse a Google em resposta à publicação norte-americana. “Podes apagar esta informação em qualquer altura. Não usamos a informação das tuas mensagens do Gmail para te mostrar anúncios e isso inclui os recibos e confirmações da tua página de compras”, acrescentou ainda a empresa.
Para apagar os registos, o utilizador tem também que apagar os emails com os recibos – e que podem ser a única prova de compra de um determinado produto.
A gigante dos motores de busca diz ainda que está a trabalhar numa ferramenta que permita de forma mais simples e clara desativar por completo esta partilha de informação entre o Gmail e o registo de compras.