Nova moeda deverá ser apresentada e testada ainda este ano. O próprio Mark Zuckerberg está envolvido no projeto.
A moeda e o sistema de pagamentos digitais do Facebook devem ser lançados oficialmente no início de 2020, segundo uma notícia avançada pela BBC. Diz a publicação britânica que cerca de uma dúzia de países vão estar na linha da frente para receber estas novidades.
Mas 2019 promete ser um ano no qual a GlobalCoin – nome pelo qual a moeda do Facebook é conhecida a nível interno – vai dar que falar, pois o plano da tecnológica é anunciar e fazer os primeiros testes ainda este ano.
Diz a BBC que o próprio Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook, esteve recentemente no Reino Unido para reunir-se com o governador do Banco de Inglaterra, para discutir pormenores sobre este lançamento iminente.
Leia também | AppCoins e Utrust: Como estão os projetos portugueses de criptomoedas?
Além das entidades reguladoras, o Facebook também estará em conversações com empresas de transferência de dinheiro, como a Western Union, para tentar criar uma forma rápida e cómoda para que utilizadores que não têm contas bancárias possam enviar dinheiro entre si.
Apesar de ser uma moeda digital, a GlobalCoin do Facebook encaixa no perfil das chamadas ‘stablecoins’, isto é, divisas que têm uma associação direta ao valor do dinheiro fiduciário.
O Facebook também já estará em conversações com várias empresas do sector do comércio eletrónico para que a sua moeda seja aceite nestas plataformas.
Vem aí uma nova moeda, é do Facebook e vai funcionar no WhatsApp