Depois da lista do ano da Google, o Facebook não se fez rogado e publica agora os assuntos mais discutidos em 2018 em Portugal na rede social.
As listas são já habituais quando se chega ao final do ano e se quer passar em retrospetiva o que se passou durante o ano. A Google já fez as suas listas com as palavras mais pesquisadas e os vídeos mais vistos, até o Pornhub já publicou as suas listas do ano. Agora chegou a vez do Facebook.
A rede social liderada por Mark Zuckerberg e que teve um ano complicado, divulgou esta quinta-feira uma retrospetiva de 2018 em Portugal, destacando as principais formas como pessoas de todo o mundo, e no nosso país, se ligaram às suas comunidades no Facebook.
Pesquisas Google 2018: Reality shows, futebol, incêndios e Bruno de Carvalho
Em Portugal, os dez assuntos mais discutidos em 2018 na rede social foram os seguintes:
- A 90ª cerimónia dos Oscars – Annual Academy Awards
- Seleção Portuguesa (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
- Falecimento de Stephen Hawking
- Dia Internacional da Mulher
- Seleção Espanhola (participação no Campeonato Mundial de Futebol)
- Anúncio sobre óleo de palma
- Falecimento de Aretha Franklin
- Comemorações de 25 de abril
- Carnaval de Loulé
- Sporting Clube de Portugal (acontecimento de 15 de maio na Academia de Alcochete)
A nível internacional, os três assuntos mais discutidos no Facebook:
- Dia Internacional da Mulher: pelo segundo ano consecutivo, o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março, foi o assunto mais mencionado. Mas em 2018, as conversas sobre este momento foram mais longe que o próprio dia. Mulheres e homens de todo o mundo discutiram um variado conjunto de tópicos, problemas, e causas relacionadas com a mulher.
- March for Our Lives: sobreviventes da violência em Parkland, Flórida, anunciaram o movimento “March for Our Lives” no dia 18 de fevereiro, que motivou conversas e ações por todo mundo. No mês seguinte, mais de 1 milhão de pessoas demonstraram interesse em participar no evento do Facebook, e mais de 2.5 milhões de dólares foram doados através do Facebook Fundraisers.
- Envolvimento cívico: as eleições presidenciais no Brasil, no dia 7 de outubro, e as eleições intercalares nos Estados Unidos, dia 6 de novembro, foram os momentos principais de conversa sobre voto e mudanças locais no governo.
O Facebook viu também comunidades reunirem-se para celebrar momentos. Os maiores eventos, organizados no Facebook, em Portugal, ao longo do ano:
- NOS Alive 2018
- Queima das Fitas do Porto 2018
- Maria Leal No Rock in Rio 2018
- Pearl Jam – Live 2018: Europe Tour
- Noite Branca Braga 2018
Zuckerberg avisa que não vai abandonar a liderança do Facebook
A nível global, os eventos que mais se destacaram no Facebook foram:
- Mundial 2018: mais de 383 milhões de fãs de futebol de todo mundo foram ao Facebook para apoiar as suas equipas favoritas através de 2,3 mil milhões de publicações, comentários, reações e partilhas. A vitória da França no dia 15 de julho foi um dos momentos mais discutidos do ano.
- Super Bowl 52: os Philadelphia Eagles asseguraram a primeira vitória no Super Bowl contra os New England Patriots, no dia 4 de fevereiro. Mais de 62 milhões de pessoas foram ao Facebook depois do passe incompleto Hail Mary de Tom Brady no fim do jogo, e o concerto de Justin Timberlake no intervalo em tributo ao Prince.
- Casamento Real: o casamento do Príncipe Harry com Meghan Markle, no dia 19 de maio, juntou 42 milhões de pessoas no Facebook que fizeram publicações sobre a cerimónia, os recém-casados, e toda a pompa e circunstância.
01.05.2017 – Jadim Público de Porto Côvo
Publicado por RITA MELO – Música em Segunda-feira, 1 de maio de 2017
No tema dos vídeos em direto, o que mais se destacou em Portugal foi o de uma atuação da acordeonista Rita Melo, que pode ser vista em cima.