A Marktest Consulting revela quais os influenciadores com maior notoriedade, com mais seguidores e que estabelecem maior empatia com os seguidores.
A cantora e atriz Mia Rose, a blogger A Pipoca Mais Doce e a humorista Bumba na Fofinha são os influenciadores digitais mais conhecidos em Portugal, segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, da Marktest Consulting.
Com 48.1% de notoriedade sugerida, Mia Rose foi a personalidade mais reconhecida pelos inquiridos de uma lista de 39 nomes de influenciadores digitais. A Pipoca Mais Doce (43.7%) e Bumba na Fofinha (42.1%) ocuparam as posições seguintes.
O blogue A Pipoca Mais Doce foi ainda indicado de forma espontânea (sem sugestão de resposta) como o mais visitado, embora a maioria dos inquiridos refira “não ter o hábito de visitar ou seguir blogs ou vlogs, entre os que o costumam fazer os temas preferidos são o humor, o entretenimento e o lifestyle”, destaca a Marktest em nota de imprensa.
No que respeita à empatia/identificação gerada pelos influenciadores digitais, o youtuber de tecnologia Bernardo Almeida foi quem registou o melhor resultado, com 7.39 pontos (numa escala de 1 a 10), seguem-se as youtubers de beleza Alice Trewinnard e Sara Ferreira, ambas com 7.0 pontos.
Leia também | E a rainha dos influenciadores online na música é… Mariza
Ao nível de número de seguidores Cristiano Ronaldo é a figura pública com o maior número de fãs nas várias redes sociais onde marca presença, com cerca de 121 milhões de fãs no Facebook, mais de 164 milhões de seguidores no Instagram e 78 milhões no Twitter.
Já no YouTube o jogador da Seleção é o sexto mais seguido, com 1,3 milhões de subscritores. Nesta rede social, o influenciador digital português com mais subscritores é Sirkazzio (Anthony Sousa), com este youtuber a registar mais de 5 milhões de seguidores. Nesta rede, destacam-se também os youtubers D4rkframe (António Luís Ramos), com 4,6 milhões de subscritores, Wuant (Filipe Morgado Borges), com 3,5 milhões e Fer0m0nas (Miguel Campos) com 3,3 milhões.
O estudo Figuras Públicas e Digital Influencers foi feito com base numa amostra foi constituída por 1201 entrevistas, através de um questionário de autopreenchimento online, entre os dias 1 e 25 de fevereiro de 2019.
Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe