Ler as reviews e ter atenção aos sites: cuidado com sites que prometem produtos de 150 euros a 20 euros, só pelo desconto da Black Friday. Atenção às reviews e opiniões de outros compradores, especialmente online, assim como aos sites (certificados de segurança, etc).
Fazer uma lista daquilo que pretende comprar: como em todas as compras, ajuda saber aquilo que é uma prioridade ou não. Se precisa mesmo de um smartphone e de uns auscultadores, foque a sua atenção nesses gadgets. É fácil ficar com a visão toldada pelas percentagens de desconto… que às vezes não compensam.
Perceber o que é mais lógico de ter desconto: dificilmente vai conseguir encontrar Red Dead Redemption ou um novo Macbook Air com uma estrondosa promoção.
Comparar preços: há várias ferramentas online que ajudam nesta tarefa. Em Portugal, o Kuanto Kusta é uma delas, que aponta os intervalos de preço de vários produtos. Assim pode direcionar a sua atenção para lojas ou site em específico, que sabe que poderão ser mais baratos.
O semáforo do preço: a DECO Proteste tem uma ferramenta para ajudar a ter os preços debaixo de olho e perceber se vale a pena comprar ou não. Basta que insira o link do produto e vai receber a indicação se é uma boa compra ou não, pela lógica do semáforo.
Fazer as contas: não vá em cantigas. Se o desconto diz 30% mas o produto continua mais caro do que habitual, mais vale esperar por outra altura.
Acompanhar as variações de preços: é normal que haja aumentos nos preços antes da Black Friday, só para que depois possam baixar – o que resulta num desconto que não existe. Uns dias antes, veja que produtos é provável estarem em promoção e mantenha-os debaixo de olho, para garantir que faz um bom negócio.
Nos últimos anos, a Black Friday tem conseguido ganhar terreno em Portugal, com várias marcas e lojas a anunciar descontos para tentar conquistar o consumidor. Mas há algumas dicas para não ir em cantigas e fazer maus negócios…
O mundo da tecnologia não foge à regra durante esta altura do ano. Estão prometidos descontos em smartphones, máquinas fotográficas, computadores e tudo quanto é gadget. Há quem prefira fazer descontos apenas na sexta-feira e também quem prolongue os descontos pelo fim-de-semana. Mas tudo começa com um pouco de planeamento antes da data: perceber o que quer mesmo comprar e começar a comparar características e ofertas das lojas.
Nesta altura, os comparadores de preços entre lojas e mesmo os comparadores de características podem ser os melhores amigos de quem quer comprar. Um consumidor mais atento precisa de saber intervalos de preços, para perceber se vale a pena comprar nesta data ou esperar.
A DECO, por exemplo, lançou uma ferramenta para ajudar durante esta altura. Mas não é a única opção disponível.
Percorra a galeria de imagens para ver algumas dicas que pode pôr em prática nesta Black Friday e sagrar-se o campeão dos descontos.