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Como saber se o Wi-Fi está a funcionar sem problemas

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Está a notar a sua ligação por Wi-Fi lenta ou com algumas falhas e quer perceber se o problema é mesmo da rede ou se é do equipamento? Há algumas tarefas que pode fazer, para perceber como é que pode reagir.

Antes de começar a queixar-se a todo o mundo que está com problemas na ligação sem fios, convém fazer alguns testes de despiste. São pequenas atividades rápidas que pode fazer para perceber como está a velocidade da Internet ou se há mesmo algum problema na ligação.

Em primeiro lugar, pode experimentar um dos vários testes de velocidade disponíveis online, que pode fazer tanto no computador como nos dispositivos móveis. Há várias opções disponíveis online, como o Speedtest ou o Fast.com, que à distância de um clique permitem perceber como está a velocidade da ligação. Se estiver com uma ligação Wi-Fi, os valores serão mais baixos, dependendo também do serviço contratado; enquanto com um cabo de rede ligado ao computador a velocidade será mais parecida aos valores prometidos, por exemplo.

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Se perceber que os valores não vão além dos 10 ou 20 Mbps, é tempo de investigar o que é que se passa. Verifique se não existem problemas com o cabo (caso esteja ligado desta forma) ou se está tudo em condições com o router.

Se quiser perceber como está o router, há pequenas indicações visuais nestes equipamentos que mostram se está tudo em condições. Se o equipamento aparentar estar em perfeitas condições mas mesmo assim não consegue ter uma ligação em condições, aproveite para usar um truque clássico – desligar e ligar o equipamento, após um intervalo de espera de 30 segundos.

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Em último caso, pode sempre verificar o firmware do router – as instruções que fazem com que o equipamento consiga funcionar corretamente. Em alguns casos, um funcionamento que foge ao padrão poderá dever-se apenas a uma versão desatualizada do firmware.

Se assim ficar tudo resolvido, poderá bem ter poupado algumas dores de cabeça e complicações na sua relação com o Wi-Fi.

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