Através de uma publicação no Facebook, a Polícia de Segurança Pública alerta para o aumento das multas recorrendo à app MB Way. Burlões aproveitam-se do desconhecimento das vítimas sobre como funciona a aplicação.
O alerta foi lançado pela PSP esta terça-feira: as burlas através da aplicação MB Way estão a crescer este ano. “Existem 99 registos referentes a burlas deste género em 2018, no nosso Sistema Estratégico de Informação. Em 2019, até dia 31 de maio, já existiam 135 registos”, é possível ler na publicação.
As autoridades apontam que, após investigação e análise, deteraram o modo de atuação dos burlões, que se aproveitam do desconhecimento de como funciona a aplicação. Normalmente, o primeiro contacto é feito através dos sites de venda de objetos, como o OLX ou o CustoJusto. Os burlões contactam a vítima através do telefone e apontam o pagamento através de MB Way como a forma mais fácil de pagamento.
“Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.”
Depois disso, a vítima insere o número de telefone do suspeito no processo de associação da conta bancária ao serviço MB Way. A vítima, “ convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY”,dá ainda indicações sobre o código associado, indica a PSP.
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Desta forma, o burlão ficaria com acesso à conta das vítimas, através do MB Way – é possível fazer levantamentos de dinheiro através da app, em qualquer caixa Multibanco, ou enviar dinheiro para outras contas.
Na publicação, a PSP deixa cinco conselhos para que quem compra e vende objetos através das plataformas possa manter os seus dados seguros. “Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via”, indica a PSP. “Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar; tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador; tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária”.
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Por fim, a PSP avisa os utilizadores para não seguirem “as instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.”
Vale a pena recordar que, para utilizar a aplicação MB Way, é preciso cumprir determinadas tarefas. O MB Way permite associar um número de telefone a um cartão ligado a uma conta bancária. A associação só pode ser feita numa caixa Multibanco, inserindo o cartão e especificando qual o número de telefone a associar. Depois disso, é pedido que defina um código de segurança; ao mesmo tempo, é recebida uma SMS no telefone indicado, para que possa confirmar o número em questão. No aplicação MB Way, é pedido ainda ao utilizador que indique os últimos quatro dígitos do cartão a associar, por medida de segurança.
Deixe de dar o seu número de telefone online (mesmo a empresas). É melhor fazer isto