A ideia de haver um ‘Netflix de notícias’ agradou a muitos meios de comunicação, mas o modelo de negócio está a gerar discórdia.
Tudo indica que a Apple vai apresentar um serviço de subscrição de notícias no dia 25 de março. A ideia é simples: criar um ‘Netflix de notícias’, que junta jornais e revistas, no qual os utilizadores podem ter acesso ilimitado aos conteúdos disponíveis. Fala-se num preço de 10 dólares, cerca de oito euros, mensais.
Os rumores não são novos, mas são agora reforçados por um artigo do The Wall Street Journal (WSJ) que revela novos detalhes: a tecnológica estará a negociar um modelo de negócio em que fica com quase 50% das receitas.
O modelo em si também não é novo – a Apple fica com 30% das receitas geradas pelas aplicações na App Store -, o valor da fatia que a marca da maçã quer é que acaba por ser a grande novidade.
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O valor escolhido pela gigante norte-americana está a gerar “resistência” nos grandes meios de comunicação, escreve o WSJ, e está a complicar o lançamento do serviço. A ser lançado, deverá acontecer só no final do ano, provavelmente com a chegada da nova versão do iOS.
Outro elemento que está a gerar discórdia é a alegada intransigência da Apple em partilhar também os dados dos utilizadores com as publicações – informações como endereços de email.
A Apple também quer um compromisso de um ano por parte das publicações, mas há quem esteja à procura de um acordo mais flexível, isto é, que possa haver uma saída do do serviço quando bem entenderem.
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