Chama-se Pensa antes de publicar e é uma aplicação criada por jovens portugueses que pretende incentivar as crianças a ler. A app lusa vai estar presente na final do Apps for Good que decorre esta quarta-feira em Londres. Nos ‘Final Awards 2018’, a solução tecnológica criada por dois jovens de Santarém será a única representante portuguesa a participar no evento composto apenas por equipas de alunos do Reino Unido.
Criada por Mónica Marona e João Rosado, a Pensa antes de publicar pretende incentivar a leitura de livros pelas crianças, ao utilizar a realidade virtual para animar as imagens dos livros e fazer jogos sobre os mesmos conteúdos, e foi a solução tecnológica vencedora da 3ª edição do Apps for Good em Portugal que decorreu no ano passado.
A participação e representação da equipa portuguesa é patrocinada por um dos parceiros do Apps for Good Portugal, o BNP Paribas. Os jovens de Santarém irão participar no ‘Pitch Accelerator’ no BNP Paribas em Londres, onde farão um pitch para a equipa do banco avaliar a comunicação e o trabalho desenvolvido, e, posteriormente, irão participar nos ‘Final Awards 2018’ onde farão, novamente, um pitch perante o júri responsável por selecionar as equipas vencedoras.
A final do Apps for Good em Londres está dividida em seis categorias (Digital Explorers; Rising Stars; Future Tech Leaders; Emerging Technology; The Legacy Award e People’s Choice Award), cada uma associada a um parceiro e com três finalistas.
“É um privilégio e um orgulho poder contar com a presença de uma equipa portuguesa na final do Apps for Good em Londres. Além de comprovar o talento e demonstrar a capacidade criativa e inovadora dos nossos jovens, a participação será uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos e ideias, e um momento de aprendizagem”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI.