Publicidade Continue a leitura a seguir

Se tiver estas aplicações, já não vai precisar de dinheiro na carteira

Publicidade Continue a leitura a seguir

São várias as empresas de tecnologia que declararam ‘guerra’ às notas e moedas. E são cada vez mais as opções de pagamento digital.

Para o caso de não ter reparado, o dinheiro como o conhecemos tem os dias contados – e Portugal está atrasado nesta revolução. É uma tendência que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos, primeiro porque há cada vez mais startups a desafiar os bancos convencionais e depois porque as próprias gigantes tecnológicas querem ficar com uma parte deste mercado.

É verdade que as notas e as moedas têm uma tradição cultural muito forte, sobretudo nos países da Europa do Sul, mas existe uma vontade igualmente forte de acabar com os trocos na carteira.

Leia também | Criptomoedas: Colapso em 2018 é o início do fim do dinheiro virtual?

As plataformas digitais permitem que os utilizadores tenham o dinheiro sempre acessível e em diferentes dispositivos, há apps que permitem inclusive reduzir os encargos com taxas – seja em transferências ou em pagamentos – e o dinheiro também é mais rastreável, seja para as Finanças, seja para a própria pessoa por motivos de poupanças.

Na galeria em cima vai encontrar aquelas que são algumas das aplicações mais populares e que já lhe permitem dizer ‘adeus’ ao dinheiro físico. Não estão incluídos nomes grandes como o Apple Pay ou o Google Pay porque atualmente ainda não estão disponíveis em Portugal – ainda que também haja uma clara vontade neste sentido.

Líder da Easypay: “Em cinco anos vamos deixar de ter dinheiro na carteira”