Além das conversas do Skype, a Microsoft também terá contratado os serviços de empresas externas para ouvir e transcrever as interações de voz dos utilizadores ao utilizar as consolas Xbox.
Tem sido um tema quente na indústria tecnológica, com as revelações de que várias empresas contrataram empresas externas para ouvir e transcrever as interações de voz que os utilizadores têm com diversos produtos.
Desta vez, a Vice avança que há também quem ouça o áudio captado pela Xbox. Apesar de ser indicado que a consola só capta áudio quando são ouvidas as expressões “Xbox” ou “Hey Cortana”, as pessoas ligadas ao tema ouvidas pela Vice apontam que muitos dos áudios eram captados através da ativação acidental da função de captação de áudio.
Leia também | Facebook. Mensagens de áudio do Messenger foram ouvidas e transcritas
Entretanto, em julho, a Microsoft eliminou a presença da Cortana da Xbox. Após a publicação da reportagem da Vice, a Microsoft já reagiu, através de uma nota citada pelo site Engadget. “Há muito que deixámos claro que recolhemos dados de voz para melhorar os serviços de voz e que os dados podem ser revistos por pessoas. Atualizámos recentemente a nossa política de privacidade para dar alguma clareza às pessoas de que ter pessoas a rever os dados recolhidos é uma parte importante do processo de melhoria”, é possível ler.
“Pedimos sempre permissão ao cliente antes de recolher dados de voz, temos processos para garantir o anonimato das pessoas ouvidas nos pedaços de voz que são revistos, para proteger a privacidade das pessoas e é pedido que os dados sejam usados tendo em conta altos parâmetros de privacidade”.
Leia também | Google estará a ouvir conversas de utilizadores também em português e espanhol
Na mesma nota, a Microsoft aponta que está a desenvolver novas formas de garantir que há uma maior transparência sobre o tema. “Ao mesmo tempos estamos a trabalhar ativamente para dar aos clientes maior transparência e uma forma de ter maior controlo da forma de como os dados são usados para melhoria de produtos”, indicou o porta-voz da empresa ao site norte-americano.
Nas últimas semanas, foi revelado que esta prática é comum a várias empresas, desde a Amazon e Google até à Apple.
Microsoft sem planos para uma Xbox virada apenas para streaming