Fortnite: o jogo gratuito que fatura 273 milhões por mês

Fortnite: Battle Royale | Epic Games

O sucesso de Fortnite parece não ter fim: o jogo continua a ser uma ‘mina de dinheiro’ para a Epic Games e ainda não chegou aos dispositivos Android.

O fenómeno Fortnite: Battle Royale não para de crescer – o videojogo da editora Epic Games faturou 318 milhões de dólares, o equivalente a 273 milhões de euros, apenas no mês de maio. O valor representa um aumento de quase 20 milhões de euros face à faturação de abril e é preciso não esquecer – Fortnite: Battle Royale é um jogo gratuito.

Os dados são da empresa de análise SuperData e dizem respeito a todas as versões de Fortnite – para computador, consolas e dispositivos móveis. As receitas vêm através de compras que os jogadores fazem dentro do jogo para personalizar as personagens.

A SuperData revela que o crescimento deveu-se acima de tudo ao desempenho que Fornite está a ter nas consolas, com as receitas das versões para computador e dispositivos móveis a manterem-se. É importante salientar que o título da Epic Games ainda não está disponível para Android, o sistema operativo usado por mais de 80% dos utilizadores de smartphones.

A premissa do Fortnite: Battle Royale é simples: 100 jogadores são colocados em simultâneo na mesma arena e o último a sobreviver é o grande vencedor. A popularidade do jogo deve-se ao facto de ser gratuito em todas as plataformas, apesar de haver outra versão do jogo, a Save the World, que é paga.

Abrir os cordões à bolsa

O portal de empréstimos para estudantes LendEdu fez um inquérito a mil jogadores sobre aquele que é o título do momento e os resultados só comprovam a ‘loucura’ que existe em torno de Fortnite.

Quase 69% dos jogadores disseram já ter gastado dinheiro no jogo de ação da Epic Games e, em média, cada um deles já investiu 72 euros. O estudo também concluiu que 58,9% das compras foram para as chamadas skins, elementos de personalização para os avatares do jogo.

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Um dos números em destaque é o facto de 36,7% dos inquiridos terem admitido que as suas compras em Fornite foram as primeiras de sempre dentro de um videojogo, o que salienta o sucesso da estratégia de monetização do estúdio norte-americano.

Por fim, concluiu-se que 35% dos estudantes inquiridos já faltaram às aulas para ficar a jogar Fornite e daqueles que trabalham, 20,5% já faltaram às suas funções por causa do jogo.

Wikipédia em português já tem um milhão de artigos

Wikipédia em português

Além do grande volume de artigos, os editores também têm apostado na qualidade: atualmente existem mais de dois mil artigos avaliados como ‘excelentes’ pela comunidade.

A versão em língua portuguesa da maior enciclopédia digital atingiu um marco histórico: um milhão de artigos publicados. A Wikipédia em português é atualmente a 15ª maior em número de artigos, segundo uma nota assinada pelos editores da versão lusófona.

A versão em português da Wikipédia tem perto de 350 milhões de visitas por mês, segundo dados da plataforma, com destaque para o facto de metade destes acessos já serem feitos a partir de dispositivos móveis.

Lançada em 2001, ano da fundação do projeto criado por Jimmy Wales, a versão portuguesa da Wikipédia é a mais recente a atingir a marca de um milhão de artigos publicados, algo que já tinha sido alcançado pelas versões em inglês, alemão, francês, russo e espanhol.

A versão em inglês é a maior de todas com 5,6 milhões de artigos publicados. Atualmente existem versões da enciclopédia digital em 298 idiomas

“Esperamos que a Wikipédia lusófona conte com cada vez mais voluntários, de forma a impulsionar o projeto e fazer com que a cada dia o objetivo de fornecer informação livre e gratuita para todos esteja cada vez mais completo”, lê-se na nota deixada na Wikipédia.

Viagem nostálgica dos videojogos chega a Alvalade

exposição videojogos
Imagem: Marcin Wichary/Flickr

Chama-se Alvalade Gaming Experience e vai mostrar 50 anos de história dos videojogos, já a partir de domingo.

A exposição vai recordar consolas icónicas e videojogos que marcaram a vida de tanta gente, além de dar a possibilidade aos visitantes de fazer uma viagem nas malhas da nostalgia, experimentando jogos clássicos.

A Alvalade Gaming Experience decorre de 1 a 5 de julho, no Centro Comercial de Alvalade. A organização resulta de uma iniciativa conjunta com o Museu de Videojogos Nostálgica.

Além da faceta óbvia de recordar títulos icónicos ou de bater mais uns recordes em jogos de arcade, a ideia também passa por mostrar as visitantes o impacto que os videojogos podem ter nos comportamentos e no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas – a coordenação e a capacidade de raciocínio são alguns dos exemplos dados.

Além das Vectrex, lançadas em 1982, também vai ser possível ver títulos mais clássicos, como o conhecido Pac Man, a coexistir com fenómenos do mundo dos jogos, como League of Legends.

Firefox e 1Password vão mostrar se dados foram alvo de data breach

Firefox browser

Muitas vezes, há utilizadores que até têm os dados envolvidos em fugas de informação mas que nem o chegam a saber.

Para que isso não aconteça com frequência, tanto o Firefox como a 1Password estão a desenvolver trabalhos para que os utilizadores possam saber se houve acesso indevido aos seus dados.

No caso do 1Password, um serviço que permite gerir as passwords, já há uma integração da base de dados Have I Been Pwned, que permite verificar se as suas credenciais já estão na lista de utilizadores afetados. A funcionalidade é recente e recebeu o nome de Breach Reports. Desta forma, as passwords que são adicionadas ao serviço são automaticamente comparadas com a lista do Pwned.

Já o browser Firefox, também está a testar uma funcionalidade semelhante: chama-se Firefox Monitor e permite que, através do browser, possa comparar se os dados estão na tal ‘lista negra’. Quando o Firefox acabar de testar a funcionalidade, vai ser possível que milhões de utilizadores do browser.

A ideia de ambas as parcerias e testes é mesmo a de dar aos utilizadores um acesso mais facilitado para saberem se já foram alvo de acesso indevido e possam tomar as devidas medidas.

Ainda assim, o criador do Have I Been Pwned, Troy Hunt, refere no seu blog que os dois milhões de dados presentes na base de dados “são uma pequena, pequena gota num oceano”.

Instagram vai alterar separador ‘Explorar’ e promete visualização por temas

Instagram
Imagem: Luke van Zyl - Unsplash

Depois do lançamento da IGTV, que criou um ‘hub’ de vídeo dentro da aplicação, há mais alterações no visual do Instagram: o separador ‘Explorar’ passa a estar organizado por tópicos de interesse.

O visual composto por mosaicos, que misturam vídeo com fotografias de contas que possam interessar ao utilizador, mantém-se. A atualização está a chegar gradualmente aos diferentes utilizadores, depois de a alteração ao ‘Explorar’ ter sido referida pela primeira vez na conferência F8, onde foram apresentadas as novidades da esfera de influência do Facebook – o dono do Instagram.

A verdade é que é fácil carregar neste separador do Instagram e ficar mais tempo a usar a app, saltando entre contas que apresentam conteúdos semelhantes a contas que já segue. Com a introdução dos tópicos de interesse – desporto, moda, etc – o tempo gasto no Instagram pode bem vir a aumentar.

Além da divisão por tópicos, também há uma secção dentro deste separador que será personalizada especificamente para o utilizador, baseada em pesquisas feitas e interações feitas dentro da aplicação.

Watson da IBM entra em jogo no torneio de ténis de Wimbledon

O tenista Rafael Nadal, no torneio de Wimbledon, em 2017. REUTERS/Matthew Childs

A inteligência artificial do Watson, criado pela gigante IBM, tem tido várias aplicações ao longo do tempo, inclusive no campo da saúde. No próximo torneio de Wimbledon, a IA é aplicada a outro campo: o de ténis.

Na verdade, o Watson não vai ter um papel preponderante na decisão dos jogos – e nem isso seria de esperar. A inteligência artificial vai ser usada para conseguir compilar os melhores momentos de cada jogo, nos habituais resumos pós-jogo.

A IBM treinou a IA para conseguir reconhecer as emoções dos jogadores ao longo do torneio, que se realiza de 2 a 15 de julho. Segundo explicou à Reuters um dos responsáveis pela parceria entre a All England Lawn Tennis Club e a IBM, a ideia é que a IA consiga analisar os jogos para conseguir incluir momentos de tensão ou de festejos dos jogadores nos resumos que são transmitidos após os encontros.

Além disso, o Watson também vai analisar o volume do barulho que é feito pelos espectadores nas bancadas. Momentos de emoção do público geram maior volume, que passará assim na lista de momentos a reter do Watson. A IBM refere que utilizou aprendizagem automática para treinar o Watson e dotá-lo de capacidades para reconhecimento de emoções.

A IBM disponibiliza um exemplo do trabalho do Watson e como vai contribuir para os resumos das partidas.

Mas não é só na análise dos jogos do torneio que o Watson vai ajudar. Através de plataformas como o Messenger do Facebook, a IBM disponibilizará um bot que vai dar informações sobre pontuações, notícias do torneio e informação sobre os jogadores.

A primeira colaboração entre as duas entidades, para aplicar IA em Wimbledon, começou em 2015.

Melhore a internet lá em casa: routers da Google chegam a Portugal

Google Wifi

O Google Wifi pode ser comprado na loja digital Google Play ou na Worten. A tecnológica promete “Wi-Fi rápido e sem esforço”.

A Google tem um novo gadget disponível no mercado português: chama-se Google Wifi e é, na prática, um router para internet sem fios. O que diferencia este dispositivo da maior parte dos routers que os consumidores têm em casa é que o Google Wifi permite adicionar outros routers, de forma simples e rápida, para melhorar o alcance e o desempenho da internet – em termos técnicos, permite criar aquilo que é conhecido como rede mesh.

Um único módulo do Google Wifi custa 139 euros e é aconselhado para casas que têm até 140 metros quadrados de área. Também é possível comprar três módulos do Google Wifi, por 359 euros, e que garantem uma cobertura até 420 metros quadrados, segundo informação da própria tecnológica.

Já é possível comprar o Google Wifi através da loja digital Google Play e ainda nas lojas da Worten, como adianta a gigante norte-americana em comunicado.

Se necessitar de maior cobertura, pode ir adicionando módulos à rede. A configuração da rede wireless é feita através de uma aplicação para dispositivos móveis, que permite ainda ver quais os dispositivos que estão ligados e qual o consumo de largura de banda que estão a ter, como permite estabelecer prioridade no acesso à internet para dispositivos específicos.

Outra funcionalidade da aplicação que promete ser popular é a partilha da palavra-passe da rede Wi-Fi.

O Google Wifi foi apresentado em outubro de 2016 e começou a ser comercializado em mercados selecionados no final desse ano. Em Portugal é um de três dispositivos a ser vendido diretamente pela Google – os outros dois são o Google Chromecast e o Chromecast Audio, dois periféricos que permitem enviar vídeo e áudio, respetivamente, do smartphone para televisores e colunas que não têm ligação à internet.

Web Summit chega ao formato podcast para não perder pitada do evento

A Web Summit volta pelo terceiro ano seguido a Portugal, de 5 a 8 de novembro

Além de emitir em vídeo (por Facebook Live) algumas das conferências, a Web Summit assinou um acordo para disponibilizar em podcasts o que se passa nos vários palcos do evento. O evento volta em novembro.

Aquela que é considerada a maior conferência de tecnologia da Europa e a PodcastOne, autodenominada de maior rede de áudio digital suportada por publicidade, anunciaram uma parceria exclusiva de podcasts. O acordo prevê a possibilidade de assistir em direto conteúdo dos palcos do Web Summit em episódios podcast.

O Web Summit tem atraído oradores mediáticos e de interesse mundial, de Al Gore, passando por Margrethe Vestager ou a robô Sophia. O áudio destas conferências irá estar disponível na rede “Web Summit” do PodcastOne. Os episódios serão divididos em seis categorias que incluem Business, Games e Tech. O canal dá aos utilizadores a possibilidade de reviver as conferências do Web Summit ou experienciar pela primeira vez em áudio.

“O nosso objetivo é partilhar a experiência única do web summit com o maior número possível de pessoas. Graças à nossa parceria com a PodcastOne, as vozes de alguns dos mais influentes pensadores e líderes do nosso tempo fica ao alcance dos nossos dedos.”

CEO do Web Summit e co-fundador, Paddy Cosgrave

A parceria inclui conteúdo das conferências tecnológicas do Web Summit: Collision, no Canadá, MoneyConf na Irlanda e RISE em Hong Kong. Os episódios estão disponíveis por streaming e o download através do website PodcastOne.com, da app PodcastOne e dos Apple Podcasts.

Zara McGrath, head of syndication do Web Summit, afirma que “o Web Summit cria conteúdos curados focados na intersecção entre tecnologia e sociedade. Esta é uma grande oportunidade para os atuais e novos subscritores do PodcastOne de ouvirem os líderes globais e juntarem-se à conversa.”

Este ano o Web Summit irá novamente ter lugar em Portugal, Lisboa, onde espera receber mais de 70.000 visitantes de 170 países e 1.200 oradores.

Apple pode apostar em cancelamento de ruído para nova versão dos AirPods

Apple Airpods

Segundo relatos da Bloomberg, a Apple poderá estar a planear uma nova versão dos seus auscultadores sem fios AirPods, que podem chegar ao mercado com a funcionalidade de cancelamento de ruído.

De acordo com as fontes citadas, a ideia da Apple passará por fazer uma evolução dos atuais AirPods: além do cancelamento de ruído, fala-se também em resistência à água. Ainda assim, as fontes referem que isto não será sinónimo de uns AirPods preparados para serem submersos – como é o caso de algumas opções de auscultadores mais viradas para a prática de desportos aquáticos. Por isso, a questão da resistência à água neste cenário seria tornar os auscultadores menos sensíveis a salpicos, chuva ou à própria transpiração.

A Apple também estará a estudar uma nova forma de carregar os auscultadores, que os tornem compatíveis com o sistema de carregamento AirPower. Apesar de ter deixado no ar o lançamento deste sistema de carregamento, a Apple continua sem falar sobre o desenvolvimento do AirPower ou uma possível data de chegada ao mercado.

Mas uma segunda versão dos AirPods não seria o único lançamento em preparação no ecossistema da Apple: a marca também estará a trabalhar num novo HomePod, a coluna inteligente da Apple, e também em auscultadores com características topo de gama. Segundo refere a Bloomberg, a ideia será competir no mesmo mercado onde se encontram marcas de áudio como a Bose ou a Sennheiser.

A confirmar-se, esta nova linha de produtos estará alinhavada algures para 2019. Com um maior número de funcionalidades, fala-se também que a Apple vá aumentar o preço dos AirPods. Atualmente, os AirPods, que foram apresentados em 2016, custam 179 euros, em Portugal.

Estes auscultadores sem fios da Apple acompanharam o lançamento do iPhone 7, em 2016, o primeiro smartphone da Apple que dispensou a entrada jack de 3,5 milímetros.

20 grandes jogos a preços pequenos: as melhores oportunidades da Steam Summer Sale

Steam Summer Sale

Para quem gosta de videojogos, a Steam Summer Sale é uma das grandes épocas do ano: a maior plataforma de venda de jogos para computador, a Steam, começou os seus descontos de verão. Isto dá a oportunidade de comprar videojogos com descontos que podem ir até aos 90% e que incluem nomes grandes da indústria.

Difícil pode ser escolher as melhores oportunidades de negócio no meio das centenas que existem. Para ajudar, escolhemos alguns descontos que merecem a sua atenção e que são amigos da carteira, pelo menos quando comparados com os preços de venda habituais.

Há de tudo um pouco: jogos de grandes produtoras, de estúdios independentes, de ação, de realidade virtual, jogos que custam menos de cinco euros e até dois acessórios para computador.

Apesar de estes jogos só funcionarem em computador – Windows, Mac ou Linux, dependendo do título -, muitas das sugestões também existem nas principais consolas do mercado, como a PlayStation e a Xbox, com a vantagem de no computador poder extrair em alguns casos otimizações, como gráficos 4K, que não estão disponíveis noutras plataformas.

A The Intergalactic Summer Sale começou a 21 de junho e vai durar até 5 de julho. A próxima grande venda de jogos com descontos da Steam agora só deverá acontecer no último trimestre do ano, a propósito da comemoração do Dia das Bruxas.

Não perca