A empresa Cake lançou o seu primeiro veículo de produção em série: a Kalk promete tornar as viagens por trilhos montanhosos muito mais ecológicas.
É uma moto elétrica, mas não foi feita para andar nas cidades. Apesar de silenciosa, dá-se bem em cenários todo-o-terreno. A Kalk é um veículo com um posicionamento sustentável, semelhante ao da Tesla, com a diferença de ter apenas duas rodas.
A moto consegue atingir uma velocidade máxima de 75 Km/h e garante uma autonomia de 80 quilómetros. Segundo a empresa Cake, que produz o veículo, a autonomia deverá ser suficiente para duas a três horas de condução livre.
A Kalk dá ao utilizador três modos de condução distintos: explorador, que limita a velocidade e garante uma maior autonomia; um modo Enduro pensado para trilhos mais montanhosos; e um modo de corrida, que desbloqueia toda a potência da moto, mas limita a autonomia a apenas uma hora.
O motor de 15kW garante uma potência semelhante a 20 cavalos e é acompanhado de uma bateria de 50Ah.
Leia também | Uber, Waymo e Daimler juntas para perceberem impacto dos carros autónomos na sociedade
É a própria Cake que diz que a Kalk não foi feita para andar nas cidades – a moto é definida como um veículo leve para percursos ‘fora de estrada’. A empresa acredita que criou um novo conceito de veículo ao qual chama de Light Electric Off Road Motorbikes (LEO) – Motociclos Todo-o-Terreno Leves e Elétricos, em tradução livre.
À semelhança daquilo que a Tesla faz, os interessados na Kalk podem fazer um depósito de mil euros para reservar uma moto. O preço total é de 13 mil euros para este veículo, estando as primeiras entregas previstas para a altura do Natal e as entregas ‘oficiais’ a partir de fevereiro de 2019.
Criação de um ecossistema
A Cake tem uma parceria com a empresa de painéis fotovoltaicos SunPower que permite ao utilizador criar um ecossistema ‘verde’ em sua casa.
Na prática há três serviços de instalação disponíveis. Se apenas quiser energia solar para carregar a Kalk, então é feita a instalação de quatro painéis solares. Se quiser carregar mais do que um veículo, serão instalados oito. Se quiser alargar a instalação solar para consumo de toda a casa, também há um plano disponível.
Este ecossistema faz lembrar um pouco o posicionamento que a Tesla tem, pois disponibiliza não só ‘telhas solares’, como também baterias de armazenamento para que o utilizador possa alimentar não só o veículo, como as restantes necessidades energéticas da casa.