A inteligência artificial pode ser utilizada para criar medicamentos, é verdade, mas também há quem a treine para propósitos mais simples – como encontrar o ‘Wally’ dos livros ‘Onde está o Wally’?.
O robô foi criado pela agência criativa Redpepper e funciona com recurso a um Raspberry Pi, para controlar um braço que, na ponta, tem uma mão de borracha que vai cumprir o objetivo principal – encontrar o ‘Wally’.
Há uma câmara, que tira uma fotografia à página onde é suposto encontrar o ‘Wally’, utilizando depois OpenCV (Open Source Computer Vision Library) para encontrar as caras na imagem. Depois disso, é utilizado o serviço Auto ML Vision da Google, que foi treinado para reconhecer os contornos do ‘Wally’. De acordo com a agência, o robô consegue detetar com 95% de certeza o ponto onde está a personagem, em cada uma das páginas.
Leia também | Como a inteligência artificial ensinou este robô a comportar-se como um humano
A ferramenta Auto ML da Google está disponível desde janeiro e permite aos utilizadores criarem os seus próprios usos para a IA, mesmo que não tenham grandes conhecimentos de programação.
Este robô é apenas um protótipo, é certo, mas de acordo com a descrição do vídeo, onde é explicado o processo de criação deste gadget, “o Wally já foi encontrado em 4,45 segundos”… bem mais depressa do que a média das crianças de cinco anos. Sendo que já há IA a vencer jogadores humanos de Dota 2, o melhor é começar a treinar.