Ou melhor: o utilizador do Instagram é que vai poder dar música aos seguidores, através da nova funcionalidade que permite adicionar temas às Stories feitas com a aplicação.
Têm sido dias animados para o Instagram: depois de ter lançado a IGTV e mudado o separador de Explorar dentro da própria aplicação, há uma nova funcionalidade na rede social. Até aqui, já era possível partilhar um tema em específico através do Spotify, só que remetia sempre para o serviço de streaming.
Agora, o Instagram vai usar um pouco da fórmula dos ‘stickers’ em GIF para adicionar música a Stories em fotografia e vídeo. Há diferenças entre as versões Android e iOS da funcionalidade: no iOS, é possível escolher logo a música antes de fotografar algo ou partilhar um vídeo.
Para adicionar música às Stories, bastará carregar no ícone de ‘sticker’, onde estão as opções de hashtag, sondagem ou localização. Não precisará de ter as músicas no smartphone: esta pesquisa funciona da mesma forma que a biblioteca de GIF, ao utilizar a pesquisa. É possível, através de algum corte e costura, escolher o momento específico da música a partilhar com os seguidores.
Inicialmente, é esperado que não estejam muitos temas disponíveis. Ainda assim, pelas imagens divulgadas pelo Instagram, estão incluídos temas que figuram nas tabelas das músicas mais ouvidas: há Bruno Mars ou Dua Lipa no repositório de músicas.
A funcionalidade já está disponível para alguns utilizadores, em “países seleccionados”, explica o Instagram, sem especificar quais. Neste campo, entram também as questões dos direitos e se o Instagram tem licenciados ou não determinados temas para formar a biblioteca de músicas dentro da aplicação. Nos Estados Unidos, a funcionalidade vai tirar partido dos acordos que o Facebook, o dono do Instagram, tem com algumas editoras discográficas.
Esta funcionalidade é anunciada no mesmo dia em que o Instagram revela que as Stories já são usadas diariamente por 400 milhões de pessoas.