Se tem a sua conta Google associada ao YouTube, então a plataforma faz um registo de todos os vídeos – todos mesmo – que lá assistiu. Se este é um conceito que não o deixa completamente à vontade, saiba que pode limpar o histórico: basta abrir o menu do lado esquerdo, escolher a opção Histórico e depois escolher a opção Limpar Histórico de Visualização.
Criar GIF diretamente a partir de um vídeo
Quantas vezes já encontrou um vídeo em que gostava de poder criar um GIF apenas de uma parte desse vídeo? Há uma maneira simples de isso acontecer. Apenas precisa de escrever a palavra ‘GIF’ antes da palavra ‘youtube’ no link de qualquer vídeo. Quando carregar no Enter, vai ser levado para uma plataforma específica na qual tem todas as ferramentas para criar um GIF divertido e de forma simpls.
Guarde vídeos para ver mais tarde
Abriu o YouTube e encontrou logo seis ou sete vídeos que gostava de ver e simplesmente não tem tempo para todos naquele momento? Há uma ferramenta que permite guardar vídeos para ver mais tarde. Se estiver na página inicial do YouTube, pode carregar nos três pontos que aparecem ao lado de cada vídeo e escolher ‘Ver mais tarde’. Se já estiver no vídeo propriamente dito, então existe um botão com o símbolo ‘+’ que permite adicionar a ver mais tarde.
Alugar filmes no YouTube
Os conteúdos gratuitos são o grande chamariz do YouTube e o catálogo de escolhas é quase interminável. Mas na plataforma de vídeos também é possível alugar filmes – para isso só precisa de pesquisar pelo canal YouTube Movies e depois escolher aquilo que quer ver. As opções de escolha não são tão grandes quanto a de serviços como o Netflix, mas há filmes recentes como o Black Panther.
Avançar e recuar 10 segundos nos vídeos
Está a ver o YouTube no smartphone e quer avançar só um pouco sem mexer na barra de progressão do vídeo? Existe um truque simples para isto: basta dar um duplo toque do lado direito do ecrã e o vídeo avança dez segundos. Se quiser recuar dez segundos, então o duplo toque deve ser dado do lado esquerdo.
Alterar velocidade de reprodução
É outra funcionalidade que já existe há muito tempo, mas que continua a passar despercebida. No reprodutor, se carregar na roda dentada relativa às definições do vídeo, vai encontrar o separador velocidade. Aí pode escolher se quer que o vídeo reproduza de forma mais rápida ou então de forma mais lenta. Qual a utilidade desta ferramenta? Pode ver com maior atenção e detalhe um vídeo específico, como um tutorial.
Números são atalhos
Quando estiver a ver YouTube num computador, pode usar os números do seu teclado para avançar no vídeo. Se carregar no 1, o vídeo avança até aos 10% do tempo de reprodução, se carregar no 2 vai até aos 20% e assim sucessivamente. Outro atalho que pode dar jeito: se pressionar a tecla M, vai silenciar o vídeo.
Aceder às transcrições do vídeo
O YouTube tem poderosas ferramentas de processamento de linguagem natural para poder criar transcrições dos vídeos. São estas transcrições que depois funcionam como legendas automáticas. Para o caso de querer aceder a estas transcrições, precisa de carregar nos três pontos que existem dentro de cada vídeo e depois selecionar ‘transcrições’. Isso vai abrir uma janela não só com os textos, mas também com os tempos de reprodução associados.
Acrescente palavras-chave à pesquisa
Está à procura de vídeos específicos – com resolução 4K ou que suportem equipamentos de realidade virtual? Escreva isso mesmo na pesquisa. Desta forma é maior a probabilidade de o YouTube devolver resultados que estão próximos das suas intenções de consumo.
Estar sempre à frente
Se gosta tanto do YouTube ao ponto de querer experimentar novas funcionalidades antes de todos os outros, então precisa de inscrever-se no TestTube. É aqui que a plataforma de vídeo dá espaço às ideias ‘malucas’ dos seus programadores e aquelas que tiverem sucesso até podem vir a integrar a versão final da plataforma. É também no TestTube que são lançados os novos interfaces do YouTube antes de ficarem disponíveis em todo o mundo.
O YouTube tornou-se sinónimo de vídeos na internet. Quando foi criado em 2005, poucos antecipavam um futuro tão próspero quanto aquele que a empresa alcançou. Atualmente a plataforma tem mais de 1,8 mil milhões de utilizadores ativos que todos os dias consomem mais de mil milhões de horas de conteúdos.
Graças aos poderosos algoritmos de recomendação, é muito fácil ficar ‘agarrado’ ao YouTube durante largos minutos. Um vídeo após o outro, a plataforma sabe exatamente quais são os gostos de cada um e qual o vídeo que vai fazer o utilizador voltar mais tarde.
Acontece que o YouTube é uma ferramenta com muitas mais funcionalidades que vão além da simples visualização de vídeos. Tendo em conta a importância que o YouTube tem na vida de milhares de pessoas enquanto plataforma de entretenimento, ter mais algum conhecimento das ferramentas que por lá existem pode revelar-se uma ajuda preciosa.
Na galeria em cima pode ficar a conhecer 10 truques e dicas que podem ser muito úteis para quando estiver no YouTube.